Rede TT -> INOVA participa do 11° Encontro Nacional da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (XI FORTEC)

O Evento que ocorrendo regularmente desde 2006, neste ano foi realizado em Fortaleza-CE de 16 a 19 de maio, promovido pela Associação FORTEC que congrega os responsáveis pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas ao fomento à inovação, à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, nas instâncias designadas pela Lei de Inovação por Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e reguladas pelo Código Nacional de CT&I.

O evento objetiva difundir a inovação de base tecnológica, por meio da transferência de novos conhecimentos ou tecnologia (TT) e a valorização dos resultados da pesquisa utilizando a proteção jurídica da propriedade intelectual (PI), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico e o incremento do empreendedorismo, nos âmbitos local, regional e nacional, nas diversas áreas do conhecimento.

RESUMO DO EVENTO

Na terça-feira (16), no Auditório do SEBRAE – Centro de Negócios, ocorreram atividades abertas do PROFNIT (Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT).  Na quarta-feira o encontro foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. No dia 18 o encontro foi realizado no Hotel Praia Centro com Abertura, Conferência Magna, Palestras e mesas redondas.

O Coordenador do TT → INOVA, e Diretor Técnico do Fortec Dr. Marcus Julius Zanon, dirigiu a mesa redonda denominada “Experiências em gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia em instituições latino-americanas”, tendo como objetivo promover a interação entre institutos Iberoamericanos para a promoção da inovação. A convidada Luciana Diaz apresentou a Universidad Nacinal del Litoral, da Argentina, e suas atividades para a incorporar ciência e tecnologia no estado e exemplos bem sucedidos de transferência de tecnologia. Em seguida, Deborah Szwedzki, do IPTP do Uruguai, contou sobre a história do instituto e quais atividades realizam para a promoção da inovação na universidade. Durante a sua apresentação, Josealdo Tonholo destacou as ações de proteção do conhecimento realizado por institutos de pesquisa e universidades públicas, principalmente em relação às patentes consideradas universitárias. Por fim, Celeste Emerick afirmou o compromisso da Fiocruz em avaliar de forma rigorosa os pedidos de proteção, além de apresentar o sistema Gestec-NIT da instituição.

Na sexta feira (19) no espaço Fabrica de Negócios, sucedeu com mais debates sobre temas importantes para a atuação dos NITs no país, principalmente para questões que envolvem Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.Deborah Szwedzki (Uruguai) e  Luciana Diaz (Argentina), da Rede TT → INOVA, foram apresentadas a plataforma ITEC a ao projeto de internacionalização da mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *