II Encontro da Rede TT→ INOVA e XXIV Workshop: Propriedade Industrial e Proteção do Conhecimento Sensível: Transversalidades e Experiências

O encontro ocorre no  Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), entre quinta (23) e sexta-feira (24).

Voltado para empresários e empreendedores, teve como objetivo apresentar metodologias e ferramentas disponíveis para aprimorar a proteção do conhecimento científico e tecnológico.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor de Administração e Finanças do Tecpar, José Ciro Costa de Assunção, que ressaltou que a preocupação com proteção de conhecimento sensível é uma necessidade cada vez mais importante em um mundo competitivo e globalizado. “O Tecpar produz conhecimento e informação e busca difundir junto à sociedade”, destaca.

De caráter multidisciplinar, o workshop é destinado às empresas, startups, incubadoras, parques tecnológicos, além dos núcleos de inovação tecnológica e toda comunidade acadêmica. Na quinta (23) pela manhã  foram apresentadas palestras do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No período da tarde o evento seguiu com as  Apresentações de Cases de Implementação so PNPC da ABIN com as seguintes instituições: Itaipu Binacional, do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

 

 

De acordo com Marcus Julius Zanon, gerente da Agência Tecpar de Inovação, a conscientização sobre a proteção de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento tecnológico do país. “É preciso difundir sempre a ideia de que a proteção do conhecimento depende tanto das iniciativas de proteção relacionadas à propriedade industrial quanto da proteção das informações das instituições”, pontua.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *