Resultados Esperados

A) Benefícios e repercussão previstos para os países alvo indicando o(os) utilizador(es) final(is):
– Conhecimento e acesso a propostas de adequação dos arcabouços legais de transferência de tecnologia nos vários países visando internacionalização;
– Melhoria da balança comercial de alta e média alta tecnologia;
– Diminuição da taxa de mortalidade das empresas, aumentando renda e oferta de emprego;
– Incremento das tecnologias disponíveis para melhoria das condições de vida da população;
– Maior interação do ecossistema de inovação local com integrações internacionais;
– Aumento das possibilidades de viabilização de soluções tecnológicas com potencial internacional.

B) Repercussão em capacitação. Explicitar a contribuição esperada da Rede Temática em formação de recursos humanos (em todos os níveis acadêmicos):
Formação de recursos humanos com qualidade transnacional que lhes permitirá maior taxa de sucesso.
Formação em vários níveis:
– Cursos de curta duração sobre os diversos aspectos de gestão e competitividade das empresas inovadoras de base tecnológica;
– Especializações que já existem de boa qualidade e m diversos países serão fornecidas sem custo;
– Doutorados e Mestrados profissionais de âmbito nacional com material partilhado e estímulo a alunos e professores estrangeiros, a exemplo do PROFNIT que está na CAPES (Brasil) (Mestrado Profissional em Cadeia Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação).

C) Plano de Difusão (incluindo cursos e seminários, artigos e livros, patentes e reuniões com indicação de possíveis participantes e países de origem):
Os mecanismos comunicação e disseminação serão variados:
– Mailing list da Rede TT->INOVA e mailing list dos parceiros que apoiam;
– Apresentação em Eventos de referência nacional em cada país participante;
– Homepage semente da futura Plataforma Transnacional de Match Making de desenvolvedores e demandantes de tecnologia.


D) Repercussão no setor produtivo: Compromisso de contribuições de instituições, montante e tipo de compromisso. Transferência de resultados prevista:
Espera-se que as RODADAS DE NEGOCIAÇÃO aumentem o n úmero de Match Makings internacional entre os atores do ecossistema de inovação de cada país participante.
Espera-se ainda que empresas incubadas atinjam um grau de maturidade para se graduarem ao longo do projeto e que cada país melhore seu desempenho em termos de exportação de tecnologia, consolidação organizacional das incubadoras, revisão e adequação dos arcabouços legais, etc.


E) Sustentabilidade da Rede temática. Viabilidade técnica e econômica da Rede depois de terminado o apoio do CYTED:
A Rede TT->INOVA atua justamente no gargalo empresarial dos países Ibero Americanos que é a exportação de produtos de alta e média alta tecnologia e os seus consequentes impactos sócio-econômicos.
Assim espera-se, que quando o apoio do CYTED a esta proposta finalizar, a Rede TT->INOVA continuará a existir, dada que a necessidade de transferência de tecnologia das empresas será uma demanda de mercado constante, mas aprimorada pela visão, práticas e rede de conhecimentos transnacional implementadas.As parcerias frutuosas advindas do Match Making deverão continuar, dado o interesse das empresas envolvidas.
As propostas de adequação do arcabouço legal, articuladas com as Organizações que fazem parte do projeto e com o Setor Governamental, sendo realizadas, continuarão a beneficiar os membros deste projeto, assim como as empresas dos diversos países envolvidos.